Ateliê Aragão Macramê

Nós macramê – Principais tipos

Para você começar a fazer macramê, você tem que saber os principais tipos de nós do macramê. Desde que o macramê foi descoberto esses foram e são os nós que você precisa saber para começar essa técnica do macramê!

Você deve estar planejando fazer aquela peça de macramê que você sempre sonhou mas não sabe nem por onde começar? Eu te indico começar por aqui, pelos principais tipos de nós!

Primeiramente, pegue um cabo de vassoura, um galho mesmo não tratado ou até uma caneta e comece treinando esses tipos de nó que eu vou te ensinar aqui! Qual fio? Qualquer um que você tiver na sua casa, se for para comprar indico 24 fios spesso, bora lá começar?

Os cinco principais tipos de nós do macramê

Sobre os principais tipos de nós são cinco, e são eles; nó inicial (laçada), nó duplo, meio nó duplo, nó festonê e nó final (escondido). Você aprendendo todos esses nós você com certeza fará peças incríveis desde suportes de plantas á cortinas!

1. Nó inicial ou nó de laçada

Na maioria das vezes seu projeto começará com esse tipo de nó, ele serve para você prender o cordão na base, seja ela de madeira feita com galhos naturais ou até cabos de vassouras. Este é o primeiro tipo de nó que deve aprender!

nó inicial

2. Nó duplo ou nó quadrado

Desde já, eu falo que esse nó sem dúvidas é o meu preferido, você consegue fazer muita coisa a partir dele! Sendo um dos nós mais versáteis, você consegue fazer desde porta copos, suportes de plantas, cortinas e cintos! Para você fazer ele você deve ir para os dois lados, esquerda e direita. Você irá precisar de 4 linhas, as linhas do meio como base e as laterais sendo as utilizadas.

nó duplo

3. Meio nó duplo ou nó DNA

Aliás, se você já aprendeu o nó duplo citado a cima, você vai ter facilidade em fazer esse tipo de nó! O que muda do nó duplo é que o meio nó duplo você só irá ou para a esquerda ou para a direita como mostra na imagem! Ele fica lindo nas peças, ainda mais em suportes de plantas!

Meio nó duplo

4. Nó festonê

Este tipo de nó é o mais complicado de fazer, mais depois que você pega o jeito fica fácil, além dos mais versáteis de todos! Dá para criar desenhos inimagináveis, fica lindo em painéis e ganha o coração de qualquer um!

nó festonê

5. Nó final ou nó escondido

Você vai precisar muito dele para finalizar seu suporte de planta. O nó escondido ele é bem fácil de fazer e bem utilizado para fixar sua plantinha no suporte! Ele é o nó que fica debaixo do vaso de planta!

nó escondido

Para concluir, eu tenho certeza que se você aprendendo esses tipos de nós você já vai poder começar a fazer suas peças de macramê e já garantir sua renda extra vendendo e quem sabe uma renda principal!

Quer saber mais sobre o macramê? Entre em contato conosco ou pesquisa Ateliê Aragão Macramê no Youtube!