Neste artigo, vou te mostrar passo a passo de como fazer um suporte hibrido de macramê e também dar exemplos de outros tipos de suportes hídridos.
Primeiramente, um suporte híbrido é um suporte de plantas para ser colocado na parede, como um ato tanto de decoração da parede, como para ter plantas em casa, ou seja, é a junção dos dois! Hoje, vou te ensinar a fazer um suporte com padrão em flor, é um padrão de nível intermediário mas não é difícil de se fazer!
DIY – como fazer o suporte de planta híbrido
Para este suporte eu utilizei o barbante 24 fios da cor crua da marca Euroroma, porém, pode ser utilizado de outras marcas e também fios mais finos como 12 fios ou 10 fios (porém você terá que juntar mais fios, ou seja, em vez de 15 barbantes terá que utilizar 30, fazendo o nó inicial com 2 unidades juntas, ok?)
Você vai precisar desses materiais:
- Cavilha de 30cm ou qualquer sustentação para os fios
- 15 barbantes de 3.10cm (que serão dobrados ao meio sendo 1.55cm de cada lado)
- 1 barbante de 70cm para o nó escondido
- Tesoura
Para iniciarmos o nosso trabalho, você cortará os 15 barbantes de 3.10cm e colocará como nó inicial dobrando eles ao meio (1.55cm de cada lado), assim como fiz na imagem abaixo!
Depois disso, você pegará o oitavo fio e começará o nó festonê para o lado direito descendo o fio para baixo, você fará o nó nos 3 nós iniciais ao lado, como fiz na imagem abaixo, e fará a mesma coisa do lado esquerdo!
Após isso, fará o nó duplo ao meio como na primeira imagem, levando ele para ao lado como 1 nó duplo, depois 2 nós duplos e 3 nós duplos e vai fechando ele como na segunda imagem com o nó festonê.
Agora vamos para o lado da flor, você vai começar o nó festonê com o nó guia sendo a primeira linha, você fará o nó estone com 3cm de distância da cavilha, e descendo ele um pouco até chegar na pétala ao meio e descerá ele, mas não pegando os 3 últimos fios como na imagem 3.
Depois, fará uma sequencia alternada de nós duplos sendo dois, dois, dois e fará novamente o festone pegando o primeiro barbante, como eu pego na imagem 3, ele vai ser seu fio guia, trazendo o festonê até o outro que fizemos acima. Faça isso do outro lado também.
Depois que você finalizar as duas pétalas ao lado, faremos o centro da flor, então, continue o festonê da primeira pétala que fizemos e faça um circulo no centro como na imagem 5.
Faremos a metade do circulo e começaremos a fazer as pétalas de baixo a 9cm de diferença da pétala de cima, sendo assim trazendo o nó festonê para cima, até chegar no centro do trabalho!
Você irá fazer as pétalas de baixo, iguais a de cima e finalizar do jeito que começamos nosso projeto com nós festonê e nós duplos!
Já está quase finalizando, já está ficando lindo seu projeto!
Agora é só fechar em baixo para sustentar a planta, pegando as laterais de cada ponta e fazendo o nó duplo ao meio, e para finalizar, faça o nó escondido e prontinho!!!! Ta feito seu suporte lindão!!
Você pode aprender com um vídeo que fiz também!!! Olha só que demais!
Exemplos de Suportes Híbridos
Agora é a hora de você se inspirar e fazer o seu suporte híbrido!!!