Ateliê Aragão Macramê

Dicas de como lavar macramê

Você quer lavar aquele macramê que já deve está sujo, aquele suporte de plantas que sujou com terra e não sabe como lavar? Vou te dar dicas de como você pode lavar seus macramês! Lembre- se sempre tirar o pó com espanador em barbantes e utilizar escovinhas secas em cordões para manutenção!

Depois de algumas pesquisas descobri como você deve lavar seu macramê, mas a melhor maneira é você entrar em contato com o fabricante daquele fio ou cordão em específico! Hoje, vou ensinar com os barbantes e cordões mais utilizados no mercado!

Dicas de lavagem

A primeira dica é: Lave suas peças a mão ou na maquina de lavar em modo delicado!

Se for peças como painéis que você não consegue tirar do galho, não é indicado lavar, pensa como se fosse uma obra de arte na sua parede, lembre-se sempre de tirar o pó que for se juntando! Agora, se for cortina, suporte de planta ou outras peças que não tenham galhos a melhor opção é lavar a mão e evite deixar de molho, seja em qualquer material! Lave com cuidado e delicadeza!

lavar a mão

Segunda dica é: Utilize sabão neutro

Não é recomendado utilizar produtos que contenham alvejante na composição, como por exemplo algumas marcas de sabão em pó, ou até sabão liquido, então, lembre-se sempre de se certificar da composição do produto. Utilize sempre sabão neutro!

Para o os cordões de poliéster o recomendado é lavar a mão com água morna facilitando a remoção da sujeira, se for para lavar em maquinas, lavar em modo delicado e não centrifugar!

Lembrando que alguns tipos de cordões, como os naturais, cordão de algodão, barbante 24 fios, geralmente encolhem quando lavado!

Terceira dica é: Não torcer as peças

Essa dica é valiosa, não se pode torcer nenhuma peça feita a mão porque ao torcer você vai deformar a peça que foi feito com muito carinho para você, então, não torce, pode dar leves apertadas para sair um pouco da água, mas é melhor prevenir e deixar molhada mesmo!

não torcer

Quarta dica é: Deixar sempre secar na sombra

Deixar secar na sol faz com que queime e degrade as fibras, provocando encolhimento da peça e deixando uma peça mais endurecida! Ou seja, deixe secar na sombra, em uma área mais arejada, com maior ventilação, isso faz com que sua peça dure muito mais tempo!

Também, deixe a peça deitada favorecendo o gotejamento na superfície toda, ou seja deite a peça em uma superfície vazada para que a peça não deforme!

Tome cuidado também com os fios soltos e com as unhas para que não puxe mais fios!

Ou seja:

  1. Lave suas peças a mão
  2. Utilize sabão neutro
  3. Não torcer as peças
  4. Deixe secar na sombra
  5. Secar as peças deitas

Gostou?? Escreva um comentário e se tiver dúvidas também! Temos um canal no Youtube Ateliê Aragão Macramê e várias outras dicas aqui no blog!!